terça-feira, 22 de abril de 2008

Mensagem para o Senhor.

Um dia já fiquei ofendido quando me desejavam um "Vai com Deus", ou "Fica com Deus", "Jesus isso... Jesus aquilo". Isso já passou. Não sou capaz de dizer "amém", jamais serei. Apenas agradeço e penso que esse é apenas o modo de algumas pessoas me desejarem algo de bom. Abstração é tudo, algumas vezes. Entretanto, ainda fico desgostoso quando recebo um e-mail com conteúdo religioso, pior ainda quando me deixam um recado assim no Orkut.

Nunca enviei deliberadamente nenhuma mensagem com conteúdo agnóstico por simples respeito a quem a recebe. Afinal o suprassumo da deselegância, na minha modesta opinião, é mandar mensagens com conteúdo religioso para toda e qualquer pessoa indiscriminadamente. É claro que eu não acho que a pessoa que envia essas mensagens quer me converter. Penso apenas que ela as considera bonitas por lhe trazerem conforto mental e a sensação de paz, que, evidentemente, só podem ser compartilhados por alguém que possua crenças e convicções semelhantes. Enviá-las sem critério sem se preocupar se a pessoa é atéia, espírita, católica, muçulmana, judia, teísta, deísta, agnóstica etc. só as tornam enfadonhas e desnecessárias.

Vou contar duas historinhas para lustrar o que estou falando. (É verdade que nem precisa. Você já entendeu. Mas vou contá-las assim mesmo).

Outro dia um amigo ateu, recebeu em seu perfil no Orkut uma mensagem que enaltecia os valores de Jesus e mencionava uma passagem em João (3: 18-21). Um silogismo básico que eu vou resumir da seguinte forma:
*Jesus é a luz.
* Quem não ama a luz, não o faz, pois suas obras são más.
* Meu amigo não ama Jesus. Então:...
O meu amigo pensou em um primeiro momento que se tratava de uma afronta. Mas como bom ateu que é, relevou e deu de ombros.

O mesmo não aconteceu com um camarada que era da Sagrada Igreja Neopentecostal da Cruzada pela Aliança e Redenção em Cristo, Nosso Senhor, Para a Salvação e Prosperidade da Humanidade (vai ver era outro nome) que trabalhava comigo.
Eu por um acaso estive no meio de uma troca de e-mails. A gênese dessa bagunça começou quando a moça espírita, em um ato completamente sem noção enviou por e-mail uma apresentação de slides (com fotos lindas de bebês, flores e pôr-do-sol) com mensagens de Chico Xavier para todo departamento. O rapaz da Igreja etc. etc. se enfureceu e respondeu com passagens da Bíblia que, na opinião dele, mostravam que o espiritismo era "doutrinas de demônios" (1 Timóteo 4. 1) . Não preciso dizer onde isso foi parar (a não ser que você queira saber; se for o caso faça um comentário que eu te conto) No meio disso, estava eu. Um figura completamente desprovido de deuses, demônios e religiões, filho de um protestante com uma católica, casado com uma espírita, irmão de dois ateus, amigo de católicos, judeus, crentes, macumbeiros, muçulmanos, ateus e agnósticos, que apenas queria ser deixado em paz e não receber e-mails religiosos.

Nenhum comentário: