terça-feira, 22 de abril de 2008

Nada muda

- O dia está diferente hoje.
- Como?
- O dia. Está diferente.
- Ah, sim. Como?
- Diferente.
- Diferente? Diferente como?
- Sei lá. Diferente.
- Ahm.
- ...
- ...
- Todos os dias são. Quer dizer, alguns não. Mas têm dias que são todos muito iguais. Iguais...
- Hum-hum.
- Hoje não. Não sei. Mas hoje é diferente. (...) Eu vou embora...
- ...
- Estou indo embora. Eu vou te deixar. Estou te deixando.
- Eu já sabia.
- Sabia?
- É.
- E então?
- Então nada.
- Nada?
- Não. Olha, aliás, você demorou. Mais do que eu imaginava... Mais do que eu imaginei que iria.
- Não, não. Eu não queria. Eu tentei. O seu problema é que você sempre pensa no pior. Você sempre espera pelo pior. E quando acontece algo que é ruim, é como você se comporta. Como se nada pudesse ser feito.
Como se já soubesse. Como se fosse uma fatalidade inevitável.
- Eu não queria...
- Não queria, mas não fez nada.
- ...
- Olha, eu não conheci ninguém. Eu não estou interessada em outro. Eu ainda te amo, mas não posso suportar mais...
- Eu sei.
- Pára. Pára de dizer eu sei, eu sabia. Por que?
- ...
- ...
- Eu. Eu vou para ficar num flat. É aqui na...
- Não. Fica aqui. Saio eu. Deixa.
- Um dia as coisas vão ser claras. Tudo o que está escondido há de ser revelado. O mundo se fará homem.
- Não importa. A relação com o todo não mudará.
- Nada muda.
- O nada muda?
- Nada. Nada muda.
- Exceto a mudança
- Eu mudei.
- Nada muda.
- Qual a diferença entre nada e "o nada"?
- Nada muda.
- Não existe "o nada".
- O conceito existe. E você entende o que eu quero dizer.
- Não, não entendo o que você quer dizer quando diz: "Nada muda".
- O que as pessoas querem dizer quando dizem: "Nada muda"?
- Eu não sei o que as pessoas querem dizer. Só sei o que as pessoas dizem. Se elas querem dizer e não dizem é ou porque não sabem se expressar ou porque não podem se expressar. Ou, ainda, não querem.
- É. É verdade.

Nenhum comentário: